sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Principais doenças transmitidas por fungos



Principais doenças transmitidas por fungos:

Micoses superficiais e profundas.

Superficiais – crescimento e disseminação do fungo na pele, unha e cabelos. EX: Dermatofise (tínea), Esporotricose, Candidíase (sapinho na boca), Ptiríase, Pé-de-atleta, etc.

Profundas – menos freqüentes, evoluem em órgãos internos, podendo levar a morte. Ex: Histoplasmose (afeta pulmão e o baço). Essas micoses ocorrem em pessoas com baixa resistência, como os aidéticos.

Transmissão das doenças causadas por fungos: através de esporos inalados, deglutidos ou depositados na pele ou mucosa; de pessoa para pessoa (por meio de objetos, roupas, sapatos, pisos de locais públicos sem vigilância sanitária); de animais para o homem.


Pitiríase versicolor ("micose de praia", "pano branco").

Agente: Malassezia furfur.

Transmissão: habita a pele, e é capaz de se desenvolver provocando as manchas.

Manifestações clínicas: as áreas de pele mais oleosa, como a face, couro cabeludo, pescoço e a porção superior do tronco são as mais frequentemente atingidas; formam manchas claras, acastanhadas ou avermelhadas que se iniciam pequenas e podem se unir formando manchas maiores; podem apresentar coceiras.
Tratamento: medicamentos via oral (comprimidos) ou local (sabonetes, xampus, loções, sprays ou cremes), dependendo do grau de comprometimento da pele.

Candidíase genital


Agente: Cândida albicans.

Transmissão: com secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores, mas geralmente vive na boca, trato gastrintestinal e vagina sem causar sintomas. Raramente passa por relação sexual.

Manifestações: prurido e do ardor, ela também provoca dor durante o coito,e a eliminação do corrimento vaginal em grumos, a vulva e a vagina encontram-se inchadas e irritadas. No homem, apresenta-se com hiperemia da glande e prepúcio e, eventualmente, por um leve edema e pequenas lesões puntiformes, avermelhadas e pruriginosas.
Prevenção: usar sabonete neutro, em banhos diários; usar roupa íntima de algodão, evitando produtos sintéticos, inclusive meia calça, para que a pele possa respirar e a umidade ser diminuída; usar preservativo no contato sexual.

Diagnóstico: é feito através do exame ginecológico, além de exames de laboratório, onde o material é colhido e analisado microscopicamente.

Tratamento: o tratamento é sistêmico e também é feito com cremes locais à base de antifúngicos, em geral de 3 a 7 dias. Em casos mais resistentes, deve-se fazer o tratamento por via oral também.

àcondições que podem aumentar o risco de candidíase genital em mulheres, como: gravidez, diabetes mellitus, uso de antibiótico de largo espectro, uso de medicamentos corticosteróides.


Histoplasmose


Agente: Histoplasma capsulatum.
Transmissão: inalação dos esporos do fungo.
Manifestações: Os casos crônicos parecem com tuberculose com febre, dor no peito e tosse seca e pode piorar no curso de meses ou anos; além de lesões ulceradas na mucosa orofaríngea.

Diagnóstico: observação microscópica de amostras de expectoração ou biópsia, identificando as leveduras dentro dos fagócitos (preferencialmente corados pelo método de Grocott-Gomori). A cultura microbiana, sorologia e radiografia do tórax são também úteis para o estabelecimento do diagnóstico.

Prevenção: Fique longe de excrementos de pássaros ou morcegos se estiver em uma dessas áreas, especialmente se estiver imunodeprimido.

Tratamento: antifúngicos.

8 comentários:

  1. AS doenças transmitidas pelos fungos são perigosas!É bom evitar emprestar seu uso pessoal aos amigos,pq o amigo pode conter uma doença e será transmitido.Pode ter uma boa recuperação ou não.A unha pode ocorrer uma inflamação, a boca e na mucosa vaginal ela é provocada pelo fungo.Doença sexualmente transmissível sendo um grande perigo e muitas doenças pode provocar sintomas.Então evite emprestar algo seu pessoal para os seus amigos,tenha uma boa higiene o que vc faz e com você própria.

    ResponderExcluir
  2. interessante, temos que ficar atentos quanto as doenças causadas por fungos. Por isso devemos nos cuidar tendo uma boa higienização.

    ResponderExcluir
  3. É , é muiito , boon , prestar atençao , a contatos fiisicos , ou a materiais , de outras pessooas !

    ResponderExcluir
  4. Pow interessante, aquilo parece aquelas aftas que a gente tem na boca... nossa! tenso haha

    parabens pelo blog, me tirou algumas duvidas

    ResponderExcluir
  5. Há várias doenças causadas pelos fungos. Uma que eu achei muito interessante foi Inflamações nas unhas: também conhecidas popularmente como unheiros.

    ResponderExcluir
  6. Nossa a imagem da doença Istoplasmose é muito chocante. Devemos ter cuidado com o nosso corpo. E é ótimo ficar informado para se protejer, nada melhor do que se prevenir contra essas e outras doenças como também a Pitiríase Versicolor(pano branco).È bom ficarmos sempre atentos com os fungos.Afinal eles podem afetar a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  7. Poxa isso me deixou empactado,velho essas doenças são muito feias ,(se é q vc perceberao),temos q se ligar e nos previner

    ResponderExcluir
  8. isso e mentira ninguem sabe se e verdade

    ResponderExcluir