sexta-feira, 5 de novembro de 2010

IMPORTANCIA DOS FUNGOS



Os fungos são agentes responsáveis em grande parte pela decomposição das substâncias orgânicas e como tal, nos afetam de modo direto, pela destruição dos alimentos, tecidos, couro e outros artigos de consumo manufaturados com materiais sujeitos a seus ataques.
Causam a maior parte das enfermidades das plantas e também muita enfermidade dos animais e dos homens constituem a base de uma quantidade de processos industriais de fermentação, tais como a elaboração do pão, vinho, cerveja, a fermentação da semente de cacau e a preparação de certos queijos; são empregados na produção de muitos ácidos orgânicos e de algumas preparações vitamínicas, e são responsáveis pela manufatura de certas drogas antibióticas entre as quais destaca a penicilina.
Os fungos são tão prejudiciais como benéficos à agricultura. Por uma parte prejudicam a colheita ocasionando perdas de milhões de dólares por causa das enfermidades que produzem nas plantações, enquanto por outra parte aumentam a fertilidade do solo por trocas que originam e que dão como resultado a produção de alimentos que são aproveitados pelas plantas verdes, além de ser muito utilizado como alimento.
Não só micologistas (cientistas que estudam os fungos) se preocupam pelos fungos, também os citologistas, os geneticistas e os bioquímicos sabem que podem ser importantes indivíduos de investigação no estudo dos processos biológicos fundamentais. Dada a rapidez com que alguns grupos crescem e se reproduzem se requer pouco tempo para um número determinado de gerações, do que as plantas e animais superiores. 

5 comentários:

  1. Muiito , boom , é uma coiisa , que é boom e faz beem a pessoa ler , Ameii !

    ResponderExcluir
  2. Ja le um livro que dizia queos fungos são comuns aos três grupos, deve-se salientar que são organismos simples, isto é, com o corpo formado tão-somente de um talo uni ou pluricelular, e heterotróficos, ou seja, incapazes de criar a matéria orgânica a partir dos materiais inorgânicos.Mas gostei muito o que tem ai em cima!

    ResponderExcluir
  3. Os fungos são, também, importantes na fermentação industrial, são utilizados para:
    * Fabricação da cerveja
    * Fabricação do vinho
    * Produção de antibióticos (penicilina)
    * Produção de vitaminas e de ácidos orgânicos (ác. cítrico)
    gostei muito da matéria

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, não sabia que os fungos podem tanto prejudicar quanto ajudar a agricultura.È ótimo ter uma fonte confiavel onde você possa ficar informado.

    ResponderExcluir