quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fungos e suas Características

 
Se esta pensando que é um blog chato (até eu acharia isso) está redondamente enganado, esse é ou talvez seja o melhor blog informativo que já existiu ate hoje, por isso escolhemos um tema nada comum, ou melhor, você não acha comum, geralmente presente nas aulas de biologia, aquela que você tenta dormir, mas é despertado pela sua consciência, pois sabe que ela é importante como qualquer outra matéria e também reprova, ou seja, adeus réveillon na praia e etc. 


 Agora chega, vamos ao real motivo que te trouxe a esse blog. Champignons Hum! Trufas(aquelas encontradas debaixo da terra) Hum²·! Refrigerantes. Sabe o que eles têm em comum? São fungos, será que você sabia? Eles são fungos comestíveis. Esses e outras espécies a seguir são úteis para o homem:
  • Espécies que decompõe matéria orgânica morta, de grande importância ecológica;
  •  Fungos que constituem matéria-prima para a produção de antibióticos, de grande interesse médico-farmacêutico;
  • Algumas espécies que despertam interesse médico pelo fato de produzirem doenças (micoses) e drogas de efeito alucinógeno;
  •  Interesse agrícola pelo fato de produzirem doenças em plantas
  • Fungos empregados na panificação e na produção de bebidas alcoólicas, de grande importância industrial.

Fungos, fungos, fungos, agora você vai ver mais características desse ser vivo.


        Os fungos são popularmente conhecidos por leveduras, bolores, mofos, trufas, orelhas -de- pau e cogumelos -de- chapéu (champignon).

Esses organismos eucarióticos obtêm alimentos por absorção de nutrientes do meio. Eles produzem enzimas e as liberam para fora de seus corpos; essas enzimas vão atuar no meio orgânico onde esses organismos se instalam, degradando moléculas grandes em moléculas simples, que são por eles absorvidas.

Há poucos representantes de fungos unicelulares ou formados por poucas células, caso do Saccharomyces cerevisiae, levedura empregada na fabricação de bebidas alcoólicas (como cerveja) e na produção de pão.

A maioria dos fundos possui o corpo composto de muitos filamentos delgados, cada um deles denominados hifa. O conjunto de hifas de corpo de um fungo recebe o nome de micélio. A estrutura filamentosa da hifa propicia grande área  em relação ao volume, o que contribui para a função de absorção exercida pelo fungo.

As hifas podem ser cenocíticas ou septadas.

As hifas cenocíticas apresentam vários núcleos dispersos numa massa citoplasmática comum. A condição cenocítica resulta da divisão repetida do núcleo, sem ocorrer divisão do citoplasma.

As hifas septadas possuem septos que dividem a massa citoplasmática em compartimentos com um ou mais núcleos. Cada compartimento é chamado de “célula”, mais existem poros nesses septos que permitem a passagem de citoplasma, de estruturas citoplasmáticas (como mitocôndrias e ribossomos) e ás vezes até do núcleo de um compartimento para o outro. Essa situação é exclusiva dos fungos, não ocorrendo em nenhum outro tipo de organismo multicelular.

Nos fungos a parede celular é rígida, formada principalmente por quitina, um polissacarídeo presentes em certas estruturas dos animais, como unhas e pêlos, e no exoesqueleto dos artrópodes. Já nas plantas, a parede celular não apresenta quitina, mais basicamente celulose, que é outro tipo de polissacarídeo.

A substancia de reservas nos fungos é o glicogênio, presente também em animais mais ausentes nas plantas, cuja substancia de reserva é o amido.

A reprodução dos fungos sempre envolve a formação de esporos, células haplóides, com envoltório resistente que permite a dispersão da espécie. Encontrando condições adequadas, os esporos germinam e dão a origem a um indivíduo haplóide.

Geralmente o micélio pode se diferenciar em vegetativo e reprodutor.

O micélio vegetativo é compostos de hifas que vivem imersas no substrato, dele retirando o alimento necessário para a sobrevivência do fungo. Em ambiente único e rico em matéria orgânica, as hifas desse micélio podem crescer rapidamente. Esse crescimento ocorre nas extremidades das hifas, que vão penetrando cada vez mais no substrato e explorando-o de modo a obter alimento.

O micélio reprodutor é constituído por hifas responsáveis pela formação de esporos. Essas hifas geralmente se desenvolvem para fora do substrato, o que propicia a dispersão dos esporos.

9 comentários:

  1. vinicius:Na minha opinião,as pessoas que acessarem este blog vão poder saber um pouco mais sobre os fungos que são seres de mera importancia para a medicina na produção de antibioticos e entre outras drogas medicinais.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entende os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas.Entende tanbém que a presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o texto ficou ótimo e é um assunto bastante interessante

    ResponderExcluir
  4. Os fungos , cometiveis , seempre trazzem doenças ? , Adoorei a matériia !

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não. Como diz no texto eles são uteis em varias coisas, como por exemplo: produção de antibioticos,bebidas alcoolicas etc.

    ResponderExcluir
  7. - São formas de vida vegetal bastante simples;
    - Não possuem flores;
    - A reprodução dos fungos ocorre, na maioria das vezes, através da multiplicação dos espórios (células muito pequenas que caem no solo e crescem formando novos fungos);
    - Não possuem clorofila;
    - Vivem da alimentação produzida por outros organismos (plantas ou animais);
    - Atuam no ecossistema com funções importantes na decomposição de seres mortos. Também atuam como parasitas;
    - Costumam se desenvolver em ambientes úmidos;
    - O corpo dos fungos é geralmente formado pelo talo ou soma (corpo vegetativo) que é composto por hifas (finos filamentos unicelulares);

    ResponderExcluir
  8. Nossa adorei a introdução ficou divertida e informativa. Eu não fazia ideia que os fungos eram usados para fabricar cerveja, o pão ja tinha ouvido falar mas a cerveja é novo para mim. Valeu é ótimo essa disponibilidade de informações.

    ResponderExcluir
  9. O que são fungos?

    o termo fungo, em sentido lato, designa os talófitos aclorofilados, isto é, as bactérias ou esquizomicófitas, os fungos mucosos, mixomicetes ou mixomicófitas e os fungos verdadeiros, eumicetes ou eumicófitas. A palavra cogumelo, embora por vezes empregada como sinônimo de fungo, se aplica mais comumente aos fungos verdadeiros ou, numa acepção ainda mais restrita, aos representantes comestíveis ou venenosos deste grupo. Como caracteres gerais, comuns aos três grupos, deve-se salientar que são organismos simples, isto é, com o corpo formado tão-somente de um talo uni ou pluricelular, e heterotróficos, ou seja, incapazes de criar a matéria orgânica a partir dos materiais inorgânicos. Dependem assim, para sua nutrição, direta ou indiretamente, de um modo geral, dos alimentos elaborados pelas plantas verdes.

    Quando o alimente é obtido pelo ataque a outro ser vivo, ocorre o chamado parasitismo; se retirado de restos animais ou vegetais, dá-se o saprofitismo. As formas parasitas são exigentes quanto à alimentação e meio ambiente, a maioria delas só se podendo multiplicar sobre determinados tipos de seres vivos. O grau de especificidade é, porém, muito variável. Alguns vivem em vários gêneros, outros num só gênero ou numa só espécie. Há ainda os que se desenvolvem apenas numa variedade ou mesmo numa raça de planta ou animal.

    ResponderExcluir